quinta-feira, 23 de setembro de 2010

TEMA DA VEZ


Ser ou não ser? Eis a questão.
Por Rafaela Cuchi

Médica? Psicóloga? Dentista? Advogada? A aluna Rafaela Cuchi, do 3ºA, sofre com o mesmo problema de boa parte dos vestibulandos: a indecisão. Quando você tem dúvida entre um curso ou outro já é difícil, imagine então como é não saber por onde começar para escolher a sua futura profissão. Na viagem dos alunos dos segundos e terceiros anos para Curitiba, em visita à UFPR, estudantes como a Rafaela tiveram a oportunidade de conhecer os cursos e começar a ter uma idéia mais clara sobre o que fazer.

Quando entramos no terceiro ano, os professores fazem um inspirador discurso sobre dedicação aos estudos. A questão é que em certos casos estudar não é o problema, mas sim para qual curso estudar. O “dom” de fazer escolhas não existe, assim como escolhas certas e erradas também não. O que existe é a “arte” de fazer dar certo, mas aí já é outro assunto...
O que eu quero dizer é que essa indecisão acarreta em uma série de conseqüências que vão desde noites sem dormir, estresse, medos, e frustração. Tudo isso pode prejudicar o aluno e duplicar a pressão a qual ele é submetido, principalmente quando vem chegando o fim do ano.
Bem, aqui vão algumas dicas para quem ainda não conseguiu se decidir. Espero que ajude!!

1)     Elimine tudo aquilo que você sabe que não vai gostar de fazer.
2)     Faça uma lista com o que você está em dúvida. Nela aponte os pontos positivos e negativos de cada curso. Isso pode fazer você eliminar algumas opções, facilitando a escolha.
3)     Não coma chocolate enquanto estiver decidindo: estudos comprovam que o chocolate pode alterar escolhas!
4)     Não fique pensando nisso o tempo inteiro, porque vai te deixar mais confuso.
5)     Converse com seus amigos, profissionais das áreas pelas quais você se interessa, ouça várias opiniões, mas saiba filtrar, porque a SUA opinião é o mais importante.

 Galera no ônibus indo para Curitiba visitar a UFPR

________________

 
Curitiba foi eleita a cidade mais sustentável do mundo.



O prêmio de cidade mais sustentável do mundo é de Curitiba. Concedido pelo Globe Forum, na Suécia, o júri do Globe Award Sustainable City foi unânime ao escolher a capital paranaense, que disputou o título com Sydney (Austrália); Malmö (Suécia); Murcia (Espanha); Songpa (Coreia do Sul) e Stargard Szczecinski (Polônia).

        O júri avaliou itens como preservação de recursos naturais; cultura e lazer; transporte; confiança no setor público e gerenciamento financeiro e patrimonial. O carro-chefe do case apresentado por Curitiba foi o programa Biocidade, que integra a questão ambiental a todas as ações do município.

        O prefeito Luciano Ducci vai receber o prêmio no dia 29, em cerimônia no Museu Nórdico de Estocolmo. Curitiba ganha também dois anos como membro especial do Globe Forum e destaque nas conferências de Dublin e Gdansk.

        O secretário municipal de Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto, reconhece que Curitiba não é uma cidade sustentável, mas que busca a sustentabilidade com ações do poder público e da sociedade. “É isso que desperta curiosidade das pessoas que vêm de fora, no planejamento urbano e na busca inovações para manter áreas verdes”, diz o secretário.

        Ele também lembrou do reconhecimento que é dado a Curitiba pelo sistema de transporte. “O sistema de transporte é eficiente pela sua integração, baixo custo e qualidade, buscando inovação para manter esse status, por exemplo com o Ligeirão e com a Linha Verde”, lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores