quinta-feira, 23 de setembro de 2010

TERCEIRÃO


         Alívio ou angústia? Fim ou recomeço? Pública ou Particular? Humanas ou exatas? Biológicas? Será que eu preciso fazer cursinho? E se eu não passar, o que eu faço? Mas... passar em quê?
         A dúvida é a única coisa certa para um aluno de terceirão. Os mais decididos, começam a ficar balançados. Os indecisos, a ficar preocupados. Agora é a hora. Mas é a hora de quê?
         Um turbilhão de perguntas e uma infinidade de respostas surgem. Cada um de nós, vestibulandos, precisa achar a melhor maneira de filtrar as informações, e de se encontrar em alguma área para não acabar se perdendo no meio dessa loucura toda. Vários estudantes do segundo e terceiro ano visitaram a UFPR e aproveitaram para tirar essas dúvidas. A foto ao lado, batida no ônibus, mostra uma parte da galera que está interessada em ser alguém capaz de fazer diferença um dia. E a aluna Gabriella Abelha, do 3ºC, tem algumas dicas de como chegar a alguma conclusão sobre para qual curso prestar vestibular.

TERCEIRÃO
Texto de Gabriella Abelha, do 3º C.



Uma das escolhas mais importantes que são necessárias no terceiro ano é a escolha do curso que se vai querer fazer. Provavelmente a opção que se escolhe será o seu futuro e te acompanhará por toda a vida.
Por isso se deve escolher algo que te agrade e que se identifique com você, pense em realização pessoal, que provavelmente isso lhe trará uma boa recompensa financeira, não faça o curso pensando em lucro, muitos profissionais acabam frustrados por trabalharem em algo que não gostam.
Não escolha seu curso por influências, afinal, quem vai cursá-lo e exercê-lo é você, não faça engenharia se você não gosta de exatas e nem jornalismo se você não gosta de português, são coisas interligadas e necessárias para ser um bom profissional na área que você escolheu. Independente da sua idade agora, já pense no que você gostaria de trabalhar, comece pensando nas matérias que você gosta mais e já vá descartando as que não te agradam, procure saber o que o profissional do seu curso faz, e os pros e contras, tente saber como está o mercado de trabalho e as áreas que se pode atuar.
A escolha não é fácil, na verdade não é nada fácil, as opções são muitas e as duvidas também, por isso escolha uma coisa que te dê motivação e te empolgue sempre, para se tomar a melhor decisão possível.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores